quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Teoria do Estabelecimento de Objectivos

Edwin Locke, concluiu que quando se trabalha com algum objectivo, cria-se uma grande motivação, e cada tipo de motivação influencia o comportamento das pessoas consoante a sua maneira de ser. Estabelecer objectivos é o processo de negociar, formalizar e desenvolver metas ou objectivos. Assim, temos várias formas de estabelecer objectivos:
· Objectivos mais difíceis conduzem a melhor desempenho do que os objectivos menos difíceis. Então, se os objectivos são muitos difíceis ou impossíveis, a sua relação com o desempenho não se mantém.
· Objectivos específicos conduzem a melhor desempenho do que objectivos sem importância ou vazios.
· A retroacção da tarefa é o conhecimento dos resultados motivadores para que as pessoas estejam motivadas e melhorem o seu desempenho.
· A oportunidade de participar das pessoas a serem motivadas isso significa que tende a melhorar o seu desempenho e é uma forma de motivar as pessoas no seu estabelecimento de objectivos.
· A capacitação e a auto-eficácia fazem com que os objectivos definam um melhor desempenho. As pessoas devem ser capazes de cumprir os objectivos. A auto-eficácia é a crença de uma pessoa a respeito do seu desempenho em uma tarefa.
· O comprometimento com os objectivos motiva as pessoas a um melhor desempenho quando eles são aceites. Uma maneira de obter a aceitação ou o compromisso é fazer a pessoa participar no processo de estabelecer objectivos.

A conclusão geral é que a formulação de objectivos difíceis e específicos constitui uma poderosa força motivadora. Para Locke, existem métodos principais para motivar as pessoas tipo dinheiro, estabelecimento de objectivos, participação na tomada de decisões ou redesenho de cargos para proporcionar maior desafio e responsabilidade.

Sem comentários: