quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Teoria da Expectância

Esta teoria fundamenta que, o indivíduo estará motivado se se esforçar, desde que esse esforço se traduza numa boa avaliação do desempenho e daí obter recompensas da organização, em termos monetários, de carreira e/ou pessoais. Estas recompensas satisfarão os seus objectivos individuais. Para que tal resulte, esta teoria abrange uma lógica de relação:

- Relação entre esforço alheio (Expectativa), o indivíduo acredita que o trabalho intenso o levará a atingir um bom desempenho, concluindo-se que, se um determinado esforço for bem sucedido uma dada recompensa será obtida;

- Relação entre desempenho e recompensa (valência), a pessoa tendo um bom desempenho beneficiará de determinadas regalias. Para que a pessoa se esforce é importante a recompensa seja percebido como valiosa;

. Relação entre recompensa e objectivos (Instrumentalidade), as recompensas são atractivas pois satisfazem as necessidades pessoais do indivíduo.

No entanto, caso algum destes elementos for zero a motivação será nula. Com efeito, caso o trabalhador não considerar interessante a recompensa, ou se o seu esforço for desproporcional à recompensa, esta pessoa não terá motivação.
Para que tal não suceda existem soluções breves:
A organização deve avaliar os sentimentos de auto-eficácia dos trabalhadores; as chefias devem gerir a expectativa para com os seus subordinados, de maneira a melhorar a sua motivação; pessoas diferentes podem escolher prémios diferentes; é também importante determinar o respectivo grau de instrumentalidade, ou seja, em que medida os sistemas de recompensa ajudam a resolver os principais problemas dos indivíduos.

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