quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Teoria da Hierarquia das Necessidades

Segundo Abraham Harold Maslow, as necessidades humanas estariam organizadas numa hierarquia, representadas numa pirâmide, em que na base estariam as necessidades fisiológicas e, no cume, as necessidades mais elevadas, como as de auto-realização. Após satisfeitas as necessidades básicas, o indivíduo ascenderia a outras mais complexas e, se no decurso da sua existência não houvesse obstáculos, progrediria até ao topo. Esta pirâmide ficaria designada como “Pirâmide de Maslow”.





Pirâmide de Maslow:


Necessidades de Auto – realização

Necessidades de Estima

Necessidades de Afecto e de Pertença

Necessidades de Segurança

Necessidades Fisiológicas


1 – Necessidades Fisiológicas:
São consideradas necessidades fisiológicas, a fome, sede, sono, evitamento da dor, desejo sexual. É a satisfação destas necessidades que domina o comportamento do ser humano. As necessidades de segurança só surgem se estas estiverem satisfeitas. Assim se explica que as pessoas esfomeadas arrisquem a vida para conseguir alimento.

2 – Necessidades de Segurança:
Estas manifestam-se na procura de protecção em relação ao meio, assim como na busca de um ambiente estável e ordenado. O perigo físico provoca insegurança e ansiedade dominando o comportamento do indivíduo. Uma pessoa com medo prescinde da relação com os outros. Os motivos da estima surgem só quando a pessoa se sente segura.

3 – Necessidades de Afecto e Pertença:
São manifestadas através do desejo de associação, participação e aceitação por parte dos outros. Nos grupos a que pertence, o indivíduo procura o afecto e aprovação.

4 – Necessidades de Estima:
Segundo Maslow, estas assumem duas expressões: desejo de realização e competência e o estatuto e desejo de reconhecimento, ou seja, as pessoas desejam ser competentes, desenvolver actividades com sucesso e ser reconhecidas através do seu mérito pessoal A satisfação da necessidade de estima, desenvolve no indivíduo sentimentos de auto-confiança e a frustração gera sentimentos de inferioridade.

5 – Necessidades de Auto-Realização:
Se no decorrer do percurso que vai da base ao topo, todas as necessidades estiverem satisfeitas, a necessidade de auto-satisfação manifestar-se-á, ou seja, a necessidade de realização do potencial de cada um, a concretização das capacidades pessoais será manifestada.

Essa realização varia de indivíduo para indivíduo. As pessoas que procuram a auto-realização apresentam algumas características comuns de personalidade: são independentes, criadoras, resistem ao conformismo, aceitam-se a si próprias e aos outros.
Maslow considerava que vários indivíduos na nossa sociedade não realizavam a sua necessidade de auto-realização, daí a apatia e alienação.

A concepção apresentada pelo autor, fundamenta-se numa concepção optimista da natureza humana. Contudo, algumas críticas são avançadas. Muitos autores puseram em causa a universalidade da pirâmide, segundo a qual todos os seres humanos hierarquizariam do mesmo modo as suas necessidade. São muitas as excepções: por questões de dignidade, uma pessoa com dificuldade pode não aceitar um apoio económico; a asceta isola-se dos outros motivado por necessidades mais elevadas; o prisioneiro político faz greve de fome…
A organização das motivações depende de factores individuais, dos grupos em que a pessoa se integra, das situações que se vivem, das experiências anteriores. A própria ideia de hierarquia estaria em causa, porque uma necessidade não desaparece por ter sido satisfeita. Contudo, é inegável a importância da teoria de Maslow para compreender a motivação. As suas principais conclusões têm encontrado várias aplicações, sobretudo ao nível da organização do trabalho.

Sem comentários: