quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Teoria das necessidades Aprendidas

Mcclelland desenvolveu uma teoria, onde diz que, ao longo da vida, as pessoas vão adquirindo e apreendendo necessidades humanas:
Tal como Maslow e Alderfer, a teoria de Mcclelland vai incidir sobre 3 necessidades básicas:
-Necessidades de Realização: Pessoa que tem por gosto o trabalho, gosta de assumir responsabilidade e traça as suas metas com vista á sua realização. O seu maior desejo é ser execelente, ou seja, ser sempre mais e melhor eficiente;
-Necessidades de Poder: é uma necessidade de poder, de autoridade. A pessoa que possui esta necessidade, tenta controlar e dominar as outras, isto pode ser positivo, ou negativo. Positivo, quando este tem comportamentos persuasivos e inspiradores. Negativo, quando tenta dominar e submeter as outras pessoas;
-Necessidades de Afiliação: A amizade e o bom relacionamento social, é importante este tipo de pessoas, pondo o relacionamento social á frente da realização pessoal.

As experiências, influenciam o comportamento de cada pessoa na sociedade, que fazem desenvolver padrões únicos de necessidades que afectam o seu desempenho. A teoria desenvolvida por Mcclelland permite que cada administrador descubra essas necessidades dentro de si e as necessidades dos seus subordinados com vista a criar e desenvolver um bom ambiente de trabalho que priveligie os perfis de necessidades localizados.
Mcclelland identificou uma vertente interessante sobre o perfil dos Administradores bem sucedidos, no qual conclui que, existe uma necessidade de poder e uma baixa necessidades de afiliação. A vontade de exercer poder sobre os outros é de tal forma importante, que leva o administrador a não se preocupar se está a ser desagradável ou não, ou seja, poder acima do bom relacionamento social.

Sem comentários: